Home-Styling | Ana Antunes: Style Advice - Fireplace Restyle * Dicas em Estilo - Lareiras

Tuesday, January 29, 2013

Style Advice - Fireplace Restyle * Dicas em Estilo - Lareiras

Since my last project on the show, I've been getting a lot of emails and messages with questions about fireplace makeovers. Well, If you're lucky enough to have a fireplace or you are thinking of remodeling it, this post might interest you. After my last project on the show I got a lot of messages with questions and asking for ideas for fireplace makeovers. 

1.First of all I would say; Consider recycling! It is possible to paint or built around it! and it might have a structure with great potential and it will spare you from all the destruction, dust drama.
2. Choice of materials - very important because the stone rustic fireplace only looks good if your living room decor goes with that style.

3. Right Choice of decorative elements - A fireplace tends to be a focal point in a room, so whatever you do with it, is going to get a lot of attention. The more traditional way to style your fireplace is to hang one big thing, like a mirror or a painting, above the fireplace. Whatever you hang above the fireplace stands alone, and it's going to get a lot of attention and it says Hey, look at me. I'm a fireplace and I'm the most important piece in this room. So if you hang a mirror or a painting be sure it's something you like to look at many times!

Here are some inspirational images for classic, contemporary and rustic.


***

Desde o meu último programa no qual transformei uma lareira, que tenho recebido muitas mensagens e e.mails com dúvidas sobre como reciclar uma lareira! Esta frase parece que até soa a estranho porque quando se pensa numa lareira feia, desenquadrada ou desactualizada pensamos imediatamente em 'destruír' e não 'reciclar'! Portanto se tem a sorte de ter uma lareira (eu não...) este post talvez lhe interesse. Portanto aqui vai em versão resumida;

1. Considerem a reciclagem! Sim é possível construir uma estrutura em gesso cartonado anti-fogo à volta de uma lareira, e não embarcar no drama da destruição, do pó, entulho, massas cimento e por aí fora!... 

2. Escolha de materiais, e revestimento. O ideal é optar por linhas direitas, tons intemporais e materiais dos quais não se cansem daqui a 1 ano. Para além disso os materiais de uma lareira fazem parte integrante da decoração, por isso tenham em atenção o estilo, e se não gostam de uma sala rústica, talvez não seja uma boa ideia forrar a lareira toda a pedra castanha com aspecto de lareira de uma casa na Serra da Estrela!

3. Muito importante o elemento decorativo -  pois uma lareira tende a ser o elemento de destaque em qualquer divisão, por isso o que lhe colocarmos em cima, vai reforçar ainda mais esta 'coisa' que parece estar a dizer-nos; olhem! olhem pra mim que sou a lareira e a peça mais importante desta sala! Quer seja um espelho um quadro ou uma prateleira com objectos. Este é um elemento muito importante e certifiquem-se que é algo que gostam de olhar para ele muitas vezes! Aqui ficam alguns exemplos!

Contemporary Style















Classic ReStyled















Countryside or Rustic Style





Last ones I did on the show 

***

Alguns dos que fiz no programa.



Espero ter ajudado a esclarecer um pouco as dúvidas...



Até Amanhã

Ana Antunes
(Thank you for sharing my passion for beautiful homes)

12 comments :

  1. Bom dia...antes de mais deixe-me dar-lhe os parabéns pelo excelente trabalho e bom gosto. Gostaria de saber qual a disponibilidade para me dar umas dicas para a sala e um hall dos quartos do meu apartamento.

    ReplyDelete
  2. Lindas alterações que fazem logo a diferença. Eu tenho uma salamandra, que infelizmente foi mal instalada. Só me tem dado problemas, suja-me a parede toda quer interior quer exterior. Já pintei a parede vezes sem conta, mas há dias num dos vossos programas vi que colocaram uma placa de gesso anti-fogo e se calhar é o que vou fazer depois pinto-a de preto, e coloco-lhe umas molduras em branco, deve ficar engraçado e depois deixo de ver as pintas de carvão que ela deita. Tenho uma amiga que diz irónicamente que eu tenho uma salamandra que chora. :) Acha bem Ana?

    ReplyDelete
  3. Querida Ana gostei de estas ideias variadas , mas esta que voces fizeram esta adoravel aquele material que usou ,eu acho que e muito especial eu adorei . parabens Ana, gostei que tivesse dado estas ideias de lareiras . pois sao muito aconchegante numa casa ,aonde o frio predomina. obrigada

    ReplyDelete
  4. Really useful post Ana,the images of the contemporary spaces are just my fave as well as yours, especially those of your lattest project!Fabulous! Thanks u

    ReplyDelete
  5. Bom dia Ana, também eu este Verão tive de destruir a lareira pois era aberta(antiga) e não dava para adaptar uma "caixa" com o vidro e por isso escolhi uma Classic restyled e adorei, a peça mais bonita da sala! :D
    Santi,
    santiroyalhome.blogspot.com

    ReplyDelete
  6. Boa tarde, acho este post muito útil, uma vez que está em causa uma peça central de qualquer sala onde exista, não sendo nada fácil dar-lhe um ar renovado.
    No entanto, no meu caso pessoal, a minha lareira é de canto o que dificulta mais as coisas. Não é que seja muito feia, mas os recortes da chaminé não me agradam muito, pois sou adepta de linhas mais modernas e direitas. Assim, não querendo abusar, gostava muito de saber a sua opinião/sugestão de como modernizar este tipo de lareiras.

    Muito obrigada pela sua disponibilidade e carinho

    Sandra Barrosa

    ReplyDelete
  7. Boas ideias... estou a remodelar um apart e seguramente irei utilizar estas dicas. Thanks!!!!

    ReplyDelete
  8. E TV em cima da lareira, sim ou não?
    Muitos parabéns pelo seu trabalho Ana!

    ReplyDelete
  9. AMAZING POST:) Your blog is so wonderful and I will happily follow.

    If you want some cute swedish décor inspiration...check out my blog:)

    Have a great day dear

    LOVE Maria from inredningsvis.se
    (Sweden)

    ReplyDelete
  10. Bom dia Ana,

    Ótimas sugestões. O meu problema é conjugar a lareira com o lugar onde está a TV. Numa sala de 35 m2 colocaram apenas 1 ficha de antena e no lugar errado da sala.
    Conclusão, é muito dificil conjugar os sofás, a lareira e a TV. Pode dar dicas como conjugar a TV e a chaminé numa sala? Obrigada

    Cristina

    ReplyDelete
  11. Olá Ana! Obrigada pelas suas sugestões...os seus conselhos e trabalhos, não são apenas uma ajuda, mas uma grande inspiração para todos nós! Adorei todas as ideias que partilhou, mas essas alterações que fez nas duas salas, são um "must"! Excelente trabalho! (como sempre!) Beijinhos

    ReplyDelete
  12. Fabíola FigueiraMay 5, 2013 at 12:10 AM

    Olá, sou uma meeeeega fã! Estou prestes a comprar a minha primeira casa e quando fui ve-la, olhei para a casa de banho e pensei "aquela pastilha que a Ana pos naquela lareira é o que eu quero para aqui" e desde então ando doida para saber onde foi comprada, por favor digam-me!

    Obrigada e um beijinho

    ReplyDelete

Comments here:

Blogs do Ano - Nomeado Decoração